Share This Article
Nova edição de um relatório publicado a cada 4 anos pela ONU, coordenado por especialistas de todo o mundo, apontou que o planeta já eliminou quase 99% de todas as substâncias que, no passado, destruíram a camada de ozônio.
O estudo, que tem como principal objetivo acompanhar os avanços do Protocolo de Montreal – assinado em 1987 por todos os Estados-Membros da ONU para regular a produção e consumo de quase 100 substâncias químicas fabricadas pelo homem que destruíam a camada de ozônio – também afirmou que, dentro de 4 décadas, ela deve estar totalmente recuperada, equiparando-se às suas condições de 1980.
Além dos ganhos ambientais, tais como a mitigação das mudanças climáticas, a recuperação da camada de ozônio também garante a diminuição da exposição humana aos raios ultravioletas do sol, nocivos à saúde.
“O sucesso do trabalho feito, coletivamente, para a eliminação gradual das substâncias químicas que ameaçavam a camada de ozônio e para sua recuperação nos mostra o caminho que pode – e deve, com urgência! – ser seguido para outras ameaças que intensificam as mudanças climáticas, tais como o uso de combustíveis fósseis“, disse Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Mundial de Meteorologia, no evento de apresentação do relatório.
Foto: © NASA