Apenas 3% dos brasileiros encaminha aparelhos celulares para reciclagem
Por Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A International Solid Waste Association é uma associação internacional sediada em Viena, Áustria, não governamental e sem fins lucrativos, que trabalha para promover e desenvolver os cuidados com resíduos sólidos ao redor do mundo, buscando uma sociedade sustentável.
Seu relatório anual informa que, no ano de 2019, o mundo bateu seu recorde de produção de lixo eletrônico, com boa parte sendo equipamento ligado à tecnologia da informação: 53,6 milhões de toneladas, o equivalente a 7,3 quilos por habitante – na Europa esse número chegou a 16,2 quilos por habitante.
Como diz o relatório anual, acredita-se que em 2030 serão 74 milhões de toneladas em todo o mundo.
A maior parte desse lixo é constituída por material plástico e metal barato, mas também há cobre, ouro e outros metais preciosos, que se fossem totalmente reciclados, valeriam cerca de 57 bilhões de dólares.
Deve-se registrar que materiais extremamente perigosos para a saúde e para o meio ambiente, especialmente os provenientes de telas e baterias, também compõem esse lixo.
Além disso, boa parte do pouco que é reciclado, é feito de forma manual, sem qualquer cuidado com a saúde dos trabalhadores envolvidos.
Infelizmente ainda estamos muito longe de termos uma tecnologia da informação realmente verde.
Foto: Divulgação/Nokia
A refugiada Anayinsi Sumoza veio para o Brasil com um único objetivo: salvar a vida…
Se você é um dos milhões de consumidores que ainda paga conta de luz cara,…
É fato que utilizar um sistema fotovoltaico se tornou a solução ideal para quem busca…
Gerar a própria energia elétrica através de um sistema solar fotovoltaico é a vontade da…
Dentro do seu propósito de construir uma moda cada vez mais responsável, a Renner se…
Arcar com as despesas de uma residência não é uma tarefa fácil. Contas básicas, como…
Leave a Comment