Mulheres catadoras são contratadas para coletar lixo plástico usado para fazer tijolos que constroem escolas na África

Mulheres catadoras são contratadas para coletar lixo plástico usado para fazer tijolos que constroem escolas na África
27 out 2019

Sabe aquelas iniciativas que parecem amarrar todas as pontas para fazer do mundo um lugar melhor? A empresa Conceptos Plásticos parece ser uma delas!

Fundada por Aboubacar Kampo, ela produz tijolos ecológicos feitos com lixo plásticoo que, por si só, já é incrível!

Mas tem mais: a empresa faz questão de que toda a matéria-prima usada no processo produtivo seja coletada por mulheres da Costa do Marfim, na África, que atuam como catadoras de recicláveis para sustentar suas famílias.

São mais de 200 trabalhadoras que fazem parte de uma comunidade chamada ‘Mulheres Lutadoras‘ e que, depois de firmarem parceria com a Conceptos Plásticos, conseguiram dobrar e até triplicar sua renda, porque passaram a ser remuneradas de forma justa pelo trabalho que realizam.

Achou incrível? Pois ainda tem mais: em uma parceria com a Unicef, os tijolos ecológicos produzidos pela empresa são usados para construir escolas por todo continente africano, onde a maioria das instituições de ensino são feitas, de forma precária, com barro e madeira – materiais que têm vida útil muito mais curta e oferecem bem menos conforto térmico.

Em 1 ano, a Conceptos Plásticos já ajudou a tirar cerca de 8 toneladas de lixo plástico do meio ambiente, contribuiu para o empoderamento de mais de 200 mulheres marfinenses e vai construir cerca de 530 salas de aula, que ajudarão mais de 26 mil crianças africanas a terem acesso a ensino de qualidade.

A gente virou fã. E você?

Foto: Reprodução/Instagram



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *