Share This Article
Já é de conhecimento de todos que a indústria da moda é uma das mais insustentáveis do mundo. Mas a boa notícia é que, exatamente por conta disso, não param de pipocar iniciativas ao redor do globo de pessoas interessadas em reduzir seus impactos.
Depois da seda cruelty free que é fabricada na Inglaterra, vem aí a Orange Fiber, uma seda que, além de não maltratar animais em sua produção, é feita com bagaço de laranja. Quer mais sustentável do que isso?
A iniciativa é das italianas Adriana Santanocito e Enrica Arena, que juntas patentearam uma tecnologia para aproveitar a celulose do bagaço da laranja na produção têxtil.
Matéria-prima não é problema para as moças, que são abastecidas pela indústria italiana de suco. Segundo estudos, por ano, 700 mil toneladas de laranjas são colhidas no país para produção. E para as empreendedoras, sobra todo o bagaço do processo!
A ideia está dando tão certo que o tecido já é usado para produzir peças da grife italiana de luxo Salvatore Ferragamo. É sucesso ou não é? Para vestir e dizer com gosto: “Estou só o bagaço!”.
Foto: Divulgação/Orange Fiber