Moda sem crueldade! A nova seda que não maltrata animais em sua produção e é feita com bagaço de laranja

Moda sem crueldade! A nova seda que não maltrata animais em sua produção e é feita com bagaço de laranja
14 jan 2019

Já é de conhecimento de todos que a indústria da moda é uma das mais insustentáveis do mundo. Mas a boa notícia é que, exatamente por conta disso, não param de pipocar iniciativas ao redor do globo de pessoas interessadas em reduzir seus impactos.

Depois da seda cruelty free que é fabricada na Inglaterra, vem aí a Orange Fiber, uma seda que, além de não maltratar animais em sua produção, é feita com bagaço de laranja. Quer mais sustentável do que isso?

A iniciativa é das italianas Adriana Santanocito e Enrica Arena, que juntas patentearam uma tecnologia para aproveitar a celulose do bagaço da laranja na produção têxtil.

Matéria-prima não é problema pras moças, que são abastecidas pela indústria italiana de suco. Segundo estudos, por ano, 700 mil toneladas de laranja são colhidas no país pra produção. E pras empreendedoras, sobra todo o bagaço dessa produção!

A ideia está dando tão certo que o tecido já é usado para produzir peças da grife italiana de luxo Salvatore Ferragamo. É sucesso ou não é? Pra vestir e dizer com gosto: “Estou só o bagaço!”.

Foto: Divulgação/Orange Fiber



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *