Share This Article
Anna Sueangam-iam cresceu ouvindo piadas na escola por seus pais terem profissões consideradas muito simples por seus colegas. A mãe trabalha como gari, varrendo ruas, enquanto o pai é catador de materiais recicláveis.
A menina, no entanto, sempre teve muito orgulho da atuação dos pais, que fizeram questão de lhe ensinar desde muito nova a importância da reciclagem e de todos os profissionais que, de alguma forma, contribuem com essa cadeia.
Aos 24 anos, destaque no Miss Universo 2022-2023, como candidata representante da Tailândia, Anna teve a oportunidade de levar para o mundo a mensagem de conscientização que sempre quis passar aos seus colegas de classe: a da importância da valorização e incentivo da reciclagem.
Na rodada preliminar do concurso, a modelo surpreendeu a todos ao usar um vestido feito de lixo! A peça foi criada pela marca tailandesa MANIRAT e tinha como base lacres de latinhas usadas, misturados a cristais Swarovski.
Anna batizou o modelo de “Vestido de Diamantes Preciosos Escondidos”, fazendo referência à falta de valorização dos catadores e também do próprio lixo, que é descartado sem nenhuma consciência pelas pessoas mesmo tendo tanto potencial de reaproveitamento.
A modelo não foi classificada para a final do Miss Universo 2022-2023, mas ganhou um reconhecimento importante: ela foi a vencedora do Prêmio Liderança do Miss Universo 2022-2023, oferecido à candidata que, na opinião dos jurados, é uma grande inspiração para as outras participantes e também para a sociedade. Mais do que merecido!