Share This Article
Em prol do combate às mudanças climáticas, Barbara Hendricks, ministra do Meio Ambiente da Alemanha, anunciou que o Ministério parará de servir carnes – inclusive de peixe – em seus refeitórios. Já contamos, aqui no The Greenest Post, que a indústria frigorífica é uma das grandes responsáveis pelo consumo de água no mundo, sem contar a degradação dos solos e as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, noticiamos estudo que aponta que a ingestão de muita carne faz mal à saúde.
“Nós não podemos falar a ninguém que não se pode comer carne. Mas queremos ser um bom exemplo para a proteção do clima. Comida vegetariana é muito mais amigável ao meio ambiente do que carnes e peixes”, explica Barbara. A medida também prevê priorização de alimentos orgânicos e locais.
A ação chocou parte dos alemães, que têm a carne como parte da tradição do país. Christian Schmidt, ministro da Agricultura, zombou da iniciativa e acredita que comer carne faz parte de uma dieta balanceada. Ele também está fazendo lobby para banir o uso do termo “carne” em alimentos veganos – alegando que é enganação aos consumidores.
Um canal de notícias da Alemanha fez uma enquete e o resultado foi bem balanceado:
- 31,7% dos alemães acreditam que diminuir a ingestão de carne é bom, mas não deveria ser um regulamento;
- 26,7% acreditam que todas as autoridades que levam o aquecimento global a sério deveriam parar de comer carne e peixe;
- 20,9% acreditam que se trata de um caso de parlamentarismo estatal e que a carne deveria estar presente em todas as refeições;
- 20,5% acreditam que não é nada demais, se os funcionários não comem carne no Ministério podem comer depois.
E você? O que pensa a respeito do assunto?
1 Comment
Eduardo Beltrão Chaves
Espero um dia ainda ver a população mundial parar de comer carne. Mas é apenas um sonho, eu sei. Dizem uns especialistas que isso pode acontecer dentro dos próximos 50 anos mas é uma esperança.
Quem sabe? Questão de fé. Eu não verei, por certo, devido à idade. Mas como tudo é possível…