Share This Article
Lembra da menina de 10 anos que resolveu vender limonadas orgânicas no seu quintal para ajudar crianças de sua idade que vivem em situação de trabalho escravo? Seguindo a mesma linha, Mikaila Ulmer, aos 11 anos, resolveu fazer a receita da sua avó de limonada com mel (e. de quebra, ajudar a combater a extinção de abelhas — um grande problema ambiental em todo o mundo.
Batizada de Me & The Bees, a empresa da pequena recebeu investimento de US$ 60 mil e fechou contrato para distribuição do produto em cinco diferentes estados. Novos sabores de limonada já estão sendo testados para breve lançamento.
A rede de mercados americana Whole Food — aquela que também mantém estufas no teto de suas lojas para produzir alimentos — disponibilizou a limonada em 55 diferentes lojas nos Estados de Arkansas, Texas, Louisiana, Oklahoma e Flórida. A pequena-grande-menina também fechou contrato com a maior rede de distribuição de alimentos e bebidas naturais dos EUA, a United Natural Foods.
Tudo começou quando ela tinha apenas quatro anos de idade e foi picada por duas abelhas. “Eu fiquei com muito medo”, conta. Foi então que sua mãe explicou sobre o risco de extinção que os insetos polinizadores corriam, um fenômeno também conhecido como CCD (Colony Collapse Disorder).
E a ideia surgiu! Mikaila decidiu investir em uma limonada adoçada com mel, que seria mais saudável e ainda iria ajudar os cultivadores locais de abelha. A moradora de Austin, no Texas, aprendeu, aos 11 anos de idade, a ser uma verdadeira empreendedora social. Não é preciso escolher entre fazer o bem e ter seu próprio negócio, basta criatividade, organização, compromisso e energia para pensar em um negócio social e fazer acontecer.
“Eu trabalho depois de fazer as tarefas da escola e durante os finais de semana”, contou em entrevista à NBC News. “Não há muitos momentos em que eu me sinto estressada”, conclui.
Parte dos lucros da empresa é revertido para organizações internacionais que reúnem esforços para salvar as abelhas — responsáveis pela polinização de ⅓ dos alimentos do mundo. “Os cultivadores de abelha perdem cerca de 40% da sua população ao ano. As abelhas estão morrendo”, alerta a menina. Aqui deu vontade de experimentar essa limonada. E aí?
Foto: Reprodução/Facebook
1 Comment
Carolina Mendes
Ou entendi tudo errado ou este processo está bem sem noção.
Como se ajuda na proteção de abelhas usando um produto que vem da exploração de abelhas?
Indico assistirem More Than Honey!