Máscaras descartáveis serão recicladas na França

Máscaras descartáveis serão recicladas na França
04 jan 2021

Com a pandemia do Coronavírus, as máscaras de proteção descartáveis viraram uma grande ameaça ambiental de poluição do solo e, principalmente, dos oceanos. Apesar de contarmos com modelos reutilizáveis de máscara, é inevitável o uso de máscaras descartáveis – principalmente em um ambiente médico-hospitalar.

Pensando em reduzir o impacto do meio ambiente causado pela nova necessidade do ser humano, a empresa francesa TerraCycle criou 10 pontos de coleta em parceria com a rede de supermercados Carrefour, na França. O projeto piloto envolve transformar as máscaras em micro-plásticos que servem de obra prima para novos objetos.

Terracycle irá desinfectar as máscaras antes de tudo. Posteriormente a separação do material será realizado, bem como a pesagem e compressão. No final o material será revendido para empresas especializadas como matéria prima para fabricação de novos itens.

Segundo um levantamento divulgado pela ONG Ocean Conservancy estão sendo jogadas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico 129 bilhões de máscaras descartáveis e 65 bilhões de luvas plásticas por mês. O número deve agravar ainda mais a estimativa de 325 mil toneladas de plástico jogados ao mar todos os anos – que traz graves consequências para biodiversidade marinha e cria os bolsões de lixo.

Foto: John Perivolaris/ Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram