Share This Article
Que a indústria da moda é insana e prejudica muito o meio ambiente todo mundo já sabe! Se você ainda não conhece essa triste realidade, recomendo fortemente que assista ao documentário The True Cost, que revela o que está por trás das roupas que vestimos.
Boas alternativas, entretanto, começam a surgir em meio a tanto desgosto! A marca de jeans Levi’s, por exemplo, fez uma coleção de calças com redes de pesca. Existe também um aplicativo brasileiro, criado pela ONG Repórter Brasil, que denuncia mão de obra escrava, para promover o consumo consciente.
Agora, a marca californiana Beru Kids entra para a lista de empresas do setor com boas iniciativas. Além de pagar salários justos para as mulheres, a companhia promove a produção sustentável de roupas de criança. Localizada no centro de Los Angeles, a fábrica utiliza retalhos de roupas adultas para confeccionar peças infantis.
Os retalhos são adquiridos de outras fábricas do setor têxtil, reduzindo a demanda por novos materiais. E mais: recentemente, a marca começou a trabalhar também com algodão orgânico. “É um pouco assustador o fato de que 6% do lixo americano seja composto por tecidos”, diz o site oficial da Beru. “Mais de 95% desses resíduos poderiam ser reutilizados ou reciclados, mas apenas 15% são de fato reaproveitados”.
Todas as peças da marca são produzidas com poucas unidades e as estampas e cores mudam constantemente. Atenção, mamães! Uma boa opção para vestir os pequenos, não?
2 Comments
Sandra Pereira
Alguma confecção que atue dessa forma no Brasil?
Maria Fernanda Costa
Se houver uma confecção assim desejo trabalhar com ela!