Marca cria lingerie feita a partir de tecido biodegradável

Marca cria lingerie feita a partir de tecido biodegradável
26 mar 2020

A indústria da moda é uma das mais prejudiciais ao meio ambiente. Além dos escândalos de trabalho escravo que muitas marcas famosas foram envolvidas, existe muita poulição, desperdício de matéria prima, cruendade animal e descarte de peças “fora de moda”.

Mas não precisa sempre ser assim! A Hope, marca de lingerie feminina, traçou uma séria de ações para mudar sua forma de produção. O grupo acaba de lançar produtos com tecidos biodegradáveis – que se decompõem em até três anos (uma grande diferença se comparado a microfibra padrão: 50 anos!).

Após uma longa pesquisa de mercado, a empresa constatou que 170 toneladas de lixo têxtil por ano são provenientes do segmento de moda íntima no Brasil. Os novos lançamentos são feitos através da tecnologia da Rhodia,  responsável pelo desenvolvimento da poliamida biodegradável, conhecida como Amni Soul Eco®. Um fio de poliamida inteligente com formulação aprimorada, para permitir que, após o descarte da peça em aterro sanitário, o processo de biodegradação ocorra de forma acelerada. Todos os produtos biodegradáveis possuem a mesma durabilidade e qualidade que as demais peças.

Na coleção Touch de HOPE, apenas os aviamentos não são biodegradáveis, o que faz com que 80% do produto seja sustentável, assim como na coleção Bambu de HOPE Resort, que utiliza a microfibra com elastano biodegradável. O tecido utilizado pela HOPE e HOPE Resort na confecção das peças foi desenvolvido pela Rhodia, que também orientou as marcas a criarem os materiais de comunicação sobre a matéria-prima.

Além dessa ação, o Grupo HOPE tem outras frentes social-ambientais, como as parcerias com o selo eureciclo, que faz a compensação das embalagens através da reciclagem e o projeto Costurando Sonhos em sua fábrica em Maranguape, no Ceará, que tem como objetivo capacitar homens e mulheres na confecção de lingeries, pijamas, fitness e beachwear. O Grupo estima que até 2021 todas as peças da coleção Touch serão fabricadas com tecido sustentável.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram