Share This Article
Uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido está espalhando máquinas automáticas (as famosas vending machines) pelas cidades do país a fim de distribuir alimentos e artigos de primeira necessidade a moradores em situação de rua.
“Existe uma necessidade crítica de acesso a alimentos e roupas a essas pessoas que os abrigos não conseguem atender”, diz Huzaifah Khlaed, fundador da Action Hunger, entidade que está por trás da iniciativa.
Para acessar as máquinas, os sem-teto precisam de cartões, que são distribuídos por entidades parceiras do projeto, que atendem moradores em situação de rua. Com o cartão, a pessoa pode comprar até três itens por dia. Para continuar usando o benefício, o usuário deve fazer um registro toda semana em uma organização parceira.
No Reino Unido, como em muitos outros países, os abrigos possuem recursos limitados e são acessíveis apenas durante parte do dia. “Isso exige que as pessoas sem-teto programem seus dias para conseguir entrar nos abrigos para passar a noite, o que torna difícil manter um emprego estável, por exemplo, ou visitar a família regularmente”, explica Khlaed. Já as máquinas funcionam 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Assim,é possível aproveitar os benefícios para planejar uma forma de sair das ruas.
O projeto ainda conta com o apoio de voluntários, que ajudam a abastecer as máquinas com alimentos doados por restaurantes locais. Agora a organização pretende levar a iniciativa para os Estados Unidos, instalando máquinas em Nova Iorque, São Francisco, Seattle e Los Angeles. Quem sabe a ideia não chega também ao Brasil?
Foto: Divulgação/Action Hunger