Share This Article
Depois da solução que usa casca de laranja para despoluir a água do mar, a indústria acaba de ganhar mais uma alternativa para zerar a produção de resíduos durante o processo de produção do suco de laranja.
Dessa vez, a inovação é do arquiteto e engenheiro italiano Carlo Ratti, do MIT, e já foi exposta em inúmeros locais públicos da Itália pra quem quiser ver para crer. É a Feel the Peel, uma máquina que produz suco de laranja e, depois, utiliza a casca da fruta para imprimir copos em 3D, onde a bebida é servida.
O processo, no entanto, não acontece todo dentro da máquina. É preciso coletar as cascas de laranja do equipamento e submetê-las a um procedimento de secagem, para que virem pó. Depois, acrescenta-se ácido polilático à mistura para submetê-la a uma nova etapa, dessa vez de aquecimento, para que possa ganhar liga e virar bioplástico. Esse material, então, retorna à maquina e é usado como matéria-prima na impressora 3D que faz os copos.
O consumidor, portanto, só assiste ao vivo ao processo de produção do suco e, depois, de impressão do copo. Mas ainda assim é incrível, não?
Veja no vídeo abaixo como funciona!
E para o bagaço da laranja? Indicamos a produção de seda vegetal. Assim, não sobra mesmo nenhum resíduo do processo Fica a dica, Ratti! 😉
Foto: Reprodução/YouTube
1 Comment