Share This Article
A praça mais próxima da sua casa, aquela que seria ótima para ir com as crianças, está suja, maltratada, sem equipamentos? Que tal começar a cuidar dela para que você, sua família e os vizinhos do bairro possam curtir o local? Para incentivar as famílias a promover essas mudanças, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e o Movimento Boa Praça elaboraram o manual Como Ser um Boa Praça, com dicas e orientações para ocupar e revitalizar espaços públicos.
“A vivência ao ar livre proporciona às crianças a oportunidade de brincar e permite um contato mais próximo com a natureza. O manual estimula as pessoas a transformarem as praças em espaços de convivência.” explica Lais Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza.
Entre as sugestões do manual, há brincadeiras simples que podem ser feitas entre as famílias e crianças nas praças, como jogos de elástico, bola, peteca ou corda e ainda atividades culturais, como feira de trocas de brinquedos, teatro e saraus.
“Frequentar uma praça perto de onde moramos aumenta os encontros entre vizinhos, aumenta a segurança e estimula a criação de laços comunitários”, completa Carolina Tarrío, do Boa Praça.
2 Comments
Patricia C. dos Santos
Como faço para baixar o manual?
Débora Spitzcovsky
Olá, Patrícia.
Tudo bem?
Você pode solicitar o manual para o Movimento Boa Praça por meio do e-mail movimentoboapraca@hotmail.com.br.
Abs!