Share This Article
Depois de anunciar a construção de um vilarejo capaz de gerar toda energia necessária para se manter, o Reino Unido vai além e promete escalar a tecnologia para mais de 800 mil casas populares nos próximos cinco anos. No estilo Minha Casa, Minha Vida, do governo brasileiro, o conjunto habitacional tem preço mais acessível e possui incentivos públicos para sua construção.
O investimento total será de aproximadamente 160 milhões de euros e virá da empresa holandesa Maas Capital. Por isso, os moradores não precisarão se preocupar com o custo adicional referente às placas de energia solar, que prometem zerar de uma vez por todas a conta de luz de quem mora no conjunto habitacional. Além disso, os moradores ganharão lâmpadas LED para diminuir o consumo de energia no longo prazo.
Os primeiros beneficiários serão residentes de um abrigo de aposentados, localizado no distrito de Ealing, em Londres. Estima-se que cada casa conseguirá reduzir em R$ 1 mil/ano a conta de luz, de acordo com o Departamento Internacional de Comércio.
Já a empresa Solarplicity, responsável pela instalação dos 800 mil painéis solares, prevê a criação de mil postos de trabalho graças ao projeto. A ideia é empregar veteranos militares na iniciativa. Bacana, não?
Foto: CDHU/Ciete Silvério
1 Comment
jose Ananias
MUITO BOA A REPORTAGEM, O Brasil deveria incentivar a energia fotovoltaica.
Mas a ilustração não está correta, estas placas são de aquecedores solares, não de energia solar.