Começa a funcionar em SP a maior termelétrica do Brasil que produz energia com lixo

03 out 2016
Diariamente, cerca de oito mil toneladas de resíduos urbanos e industriais são levados até a Central de Tratamento e Valorização Ambiental, na cidade de Caieiras, em São Paulo. É a partir de todo esse lixo que a Termoverde Caieiras, maior termelétrica movia a biogás de aterro sanitário do Brasil, produz energia.
A usina tem 15 mil metros quadrados e potência instalada de 29,5 megawatts, o que seria suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. O empreendimento começou a ser construído em 2014, com um investimento de mais de R$ 100 milhões do Grupo Solví, e em julho de 2016 recebeu a autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para começar a operar.
Com a termelétrica, evita-se que o metano – um dos gases do efeito estufa – seja liberado na atmosfera. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil tem potencial de gerar 1,3 GW de energia elétrica a partir dos resíduos sólidos urbanos. Esse total é equivalente a um fornecimento adicional de 932 mil MWh/mês, o suficiente para abastecer 6 milhões de residências. Estamos esperando o que?
Gerar energia através do lixo. Finalmente acharam uma utilidade para os políticos?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom! Uma das coisas que podemos nos orgulhar. Parabéns aos idealizadores e que estes se transformem em multiplicadores.
A LEI 12.305/10 E AS DEMAIS CORRELATAS SENDO CUMPRIDA A RISCA, A SOCIEDADE COMO UM TODO PRECISA ACORDAR P/ ESSE FATO, HOJE NECESSITAMOS URGENTEMENTE DE AÇÕES Q. PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM TDS OS NIVEIS DA CADEIA PRODUTIVA!!!
Onde está sendo, ou foi construída? Qual cidade? Quem financia e incentiva esse projeto?
se você lesse a matéria estaria sabendo
Na cidade de Caieiras (conforme matéria). Fica próximo na Zona Norte da Grande SP, na Serra da Cantareira.
joga os politicos ladroes ai pra queimar. sao lixos de primeira.
Só queima resíduo sólido. Escória humana (leia-se políticos) não, pode emperrar a máquina!
Acho que não! Pode o lixo ser de primeira, porém no lugar de gerar energia pode gerar mais um problema ambiental, pois o político corrupto é uma praga que mesmo depois de queimado pode produzir efeito negativos.
Rapaz !Fico desconfiado da energia que a queima desses politicos iam gerar
Ai Vai dar retorno do valor aplicado com beneficiamento e resultados lucrativos a empresa certo, agora pergunto ao Lula da silva, a grana dada ao sr Eike Batista dada atraves do s emprestimos do BNDS vao retornar quando , ai esta um exemplo de nulidade gorvenamental de Brasilia junto ao dinheiro publico ……. Que a Solvi tenha muinto exemplo a dar a estes politicos salafrarios que tiveram o poder com exuberancia de destino ambiental do metano emseu resultado commuintas usinas e desenvoltura perante ao mercado tirando tambem a situação dos arranjos de preços nas hidroeledricas .
Esta é uma planta de queima de biogas. Existe um outro projeto que é de uma unidade de recuperação energética de RSU em Barueri que ainda não foi iniciada (mas que deve ser logo) que irá queimar 825toneladas de lixo por dia. Usar o biogas é bem interessante é benéfico sim, mas não resolve a questão do aterro que tem de continuar existindo e recebendo o o mesmo resíduo. Ajuda sim a diminuir o efeito estufa porque queima o metano que iria para a atmosfera ou que seria queimado no flare sem se aproveitar nenhuma energia. Plantas que realmente queimam o lixo e diminuem significativamente o volume que vai para o aterro (até 95%), são usadas no mundo inteiro e já existem projetos no Brasil, mas ainda demoram um pouco para entrarem em funcionamento.
E muito legal ver como a gente pode reutilizar e diminuir a quantidade de lixo.