Share This Article
Seguindo tendência mundial de priorizar pessoas e não automóveis, a capital espanhola proibiu a circulação de veículos em uma área central de 190 hectares. A medida permite o tráfego de carros apenas para pessoas que moram na região.
O objetivo da iniciativa, que faz parte do Plano de Mobilidade de Madrid, é melhorar a qualidade do ar, reduzir o trânsito e os acidentes e facilitar a vida de pedestres e ciclistas. Assim, quando você for conhecer o marco zero de Madrid, não terá muita dificuldade de chegar lá – não importa o dia da semana.
Caminhões que abastecem a região têm horário específico para circular. Quem desobedece a nova regra está sujeito a multa de 90 euros – aproximadamente R$ 280.
Acesse aqui o Plano de Mobilidade de Madrid. Já pensou algo parecido nas capitais brasileiras?
4 Comments
Andre Dias
“Seguindo tendência mundial de priorizar pessoas e não automóveis,”
Quem utiliza os automoveis sao as pessoas…
Dimitri
Parabéns André, muito perspicaz!
camilohdg
Sim, algumas pesssoas. Um percentual privilegiado da população que, primeiramente, utiliza 700 quilos de lata pra transportar 70-80 quilos de gente; ocupa um espaço imenso que deveria ser ocupado equanimemente por todos (inclusive árvores, plantas e outros animais); polui um ar que todos tem obrigação de respirar; fazendo ruídos em um espaço acústico que afeta a todos. Dessa forma, se pretendo realmente priorizar os seres humanos em sua coletividade e não grupos determinados da sociedade (e cartéis de montadoras de automóveis), tiro os carros da rua. Simples assim.