Share This Article
Tantos prédios sem uso espalhados pela cidade… Tantas pessoas dormindo na rua por não ter um teto… Qual o sentido disso? Provocada pela ex-primeira-dama Michelle Obama, que lançou o desafio de acabar com a falta de moradias nos Estados Unidos, a prefeitura de Los Angeles decidiu colocar fim neste cenário para lá de contraditório (para dizer o mínimo).
O governo vai transformar os prédios abandonados da cidade em moradias minimalistas para os sem-teto. Os primeiros terrenos a participar da iniciativa serão aqueles onde funcionavam motéis e hospitais.
Os imóveis serão comprados e reformados pela prefeitura, dando origem a 500 apartamentos que serão habitados por moradores em situação de rua. Os sem-teto ganharão vouchers que darão a eles o direito de alugar o imóvel, gratuitamente, por 15 anos. Assim, terão a oportunidade de se reerguer financeiramente.
“Em vez de implodir prédios antigos, vamos usá-los para fazer uma mudança poderosa na nossa cidade, dando aos nossos cidadãos o acesso que merecem aos serviços de habitação”, disse o prefeito, durante o anúncio da medida.
Os moradores em situação de rua ainda terão acompanhamento físico e emocional de médicos e psicólogos da prefeitura, a fim de que tenham apoio nesse momento de transição.
Los Angeles possui cerca de 30 mil sem-teto. Já São Paulo, por exemplo, possui cerca de 32 mil, segundo último levantamento encomendado pela prefeitura. Por lá, eles estão se mexendo para evitar que o número aumente – e, mais do que isso, para que diminua. E por aqui? O que estamos fazendo a respeito?
2 Comments
Renato
Excelente texto, mas só pra corrigir e cooperar, o número de sem-teto em Los Angeles se aproxima de 30 mil. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/numero-de-sem-teto-volta-a-crescer-em-los-angeles.html
Débora Spitzcovsky
Muito obrigada pela atualização do dado, Renato! 🙂