Share This Article
Lixo eletrônico, ou Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos (REEE), é todo dispositivo eletro-eletrônico descartado – como pilhas, computadores, televisores, impressoras, telefones, caixas de som, baterias, fios, tablets, geladeiras, máquinas de lavar… Com a evolução tecnológica, o ciclo de vida de um eletrônico está cada vez mais curto e, consequentemente, a quantidade de lixo eletrônico tem crescido exponencialmente.
Mercúrio, Chumbo e Berílio são algumas das substâncias tóxicas que compõem o lixo eletrônico e que, com o destino incorreto, podem contaminar o meio ambiente e causar sérios danos à saúde pública. Por outro lado, o descarte correto desses resíduos coopera com a preservação de recursos naturais – como água e energia – e reduz a emissão de CO2 na atmosfera. Cada eletro-eletrônico tem uma composição diferente e requer atenção especial. Por isso, o descarte correto demanda a desmontagem desse “lixo”, para separar seus diferentes componentes, garantindo destino adequado para cada um, a fim de que sejam reciclados e reinseridos na cadeia de produção.
Em parceria com a GM&C, empresa de soluções em logística reversa e reciclagem, a MetLife passou a oferecer a todos os seus clientes de seguro de vida a oportunidade de realizar gratuitamente o descarte correto de itens eletrônicos. Para acompanhar a efetividade da iniciativa e informar aos clientes sobre o real impacto da coleta seletiva e reciclagem no meio ambiente, a MetLife oferecerá acesso a um balanço ecológico com dados sobre quantas árvores deixaram de ser cortadas, quantos KW/H de energia foram economizados, quantos litros de água preservados e quantas toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas a partir do descarte correto. Os clientes que contribuírem também receberão informativos sobre como e quando foi descartado o item doado, bem como dados sobre os impactos positivos da ação para o meio ambiente.
Nós conversamos com a Thais Catucci, Gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da MetLife Brasil, sobre Lixo Eletrônico. Com graduação em Comunicação Social e especialização em Gestão de Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicação e Arte da USP, a executiva tem diversas certificações internacionais em liderança e comunicação. Há 8 anos na MetLife, é hoje responsável pelo planejamento e execução dos projetos de Responsabilidade Social, Diversidade e Inclusão, Qualidade de Vida e Sustentabilidade. Assista abaixo ao vídeo!