Categorias: Saúde

Lavar alimentos com bicarbonato de sódio elimina agrotóxicos em até 96%

Esqueça a água sanitária na hora de lavar frutas, legumes e verduras! Estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos EUA, apontou que a forma mais eficaz de eliminar os agrotóxicos dos alimentos é lavando-os com água e bicarbonato de sódio.

Os testes foram feitos com maçãs, não por acaso a fruta que apresenta os maiores níveis de resíduos de pesticidas, segundo o Environmental Working Group. Após ficarem imersos por 15 minutos em água com bicarbonato, os exemplares testados apresentaram 96% menos agrotóxicos.

Para ter o mesmo resultado em casa, a dica é colocar 10 gramas de bicarbonato de sódio por litro de água usado para imergir o alimento e deixá-lo descansar nessa solução por 15 minutos. Em seguida, é importante ainda lavar as comidas em água com vinagre, a fim de matar também os germes que podem conter. E, claro, no caso de frutas e legumes, é sempre preferível descascá-los antes de consumir, uma vez que os agrotóxicos se concentram em maior quantidade na casca desses alimentos.

Já para se livrar totalmente dessas substâncias tão nocivas à saúde, o ideal mesmo é optar sempre pelos alimentos orgânicos. Nem todos, no entanto, têm condições financeiras para isso. Fica a dica então!

Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Leave a Comment

Veja Comentários

  • Não, não se iluda. Não acredite no que a indústria do veneno quer fazer você acreditar, porque você NAO consegue remover o veneno do seu alimento. A única opção é comprar comida não envenenada, isto é, orgânica!

    • Também acho. Mesmo a orgânica está contaminada porque o solo está, também, todo contaminado.

    • Também concordo, o agrotóxico é sistêmico circula pela seiva da planta.Infelizmente!!!Já vem na semente!!!

  • Isso não é verdade, propaganda enganosa, somente para vender bicarbonato de sódio e também aceitarmos os alimentos contaminados.

  • Isto ate pode valer para venenos de uso topico. Quenao penetra nos alimentos.Já para os sistêmico. Lavar não resolve nada principalmente em cereais que tem óleo. Onde o tranlocamento de seiva e lento. Lavar e solução apelativa. se vocês são Orgânicos mesmo. sabiam que isto é propaganda enganosa.

  • mas os orgânicos são bemmmm mais caros..... Há de ter uma maneira de minimizar o malefício dos agrotóxicos!!!

  • Na verdade so Jesus nos Salva. O mundo esta contaminado .nos alimentos. Nos ares Agua enfim. Tudo!

  • Está é a postagem do desserviço. que tal postarem sobre não usar agrotóxicos e promover os alimentos orgânicos e o fim da monocultura. As leis estão feitas para as industrias que matam o planeta, vendem produtos com agrotóxicos e depois vão vender o remédio para combater o cancêr. Ah se você não puder se alimentar bem compre vitaminas. E que conversa é essa de orgânicos caros, o que é mais caro viver a ilusão ou mudar a postura no mundo?

  • Muito mimimi nos comentários! Nem todos tem condições de comprar orgânicos, essa postagem mostra uma forma de amenizar a contaminação, com o bicarbonato, não que isso irá limpá-lo totalmente! Até os orgânicos hoje em dia são contaminados pelo solo! Então eu acho útil sim, que alguém se importe em pensar como pessoas que não tem condições, á pelo menos dar uma limpada a mais no alimento, pois muita gente lava apenas com água!

  • O autor do artigo teve acesso às análises ou ao artigo na íntegra com o resultado das análises e com o nome do laboratório? Trabalhei com análise de pesticida e sei muito bem que eles não saem facilmente dos alimentos.

  • A MAIORIA DAS CULTURAS SÃO TRATADAS (quimicamente) na semente. bicarbonato? por favor. #exijamorganicos

Compartilhe
Publicado por
Débora Spitzcovsky

Posts recentes

No Vale do Paraíba, antiga fábrica de papel vira moderno projeto agroflorestal

O agricultor Patrick Assumpção investe há mais de 10 anos em sistemas agroflorestais e plantio…

3 dias atrás

Aplicativo facilita a venda de alimentos sem agrotóxicos produzidos no quintal de casa

Cultivar hortaliças, verduras, frutas e até alguns tipos flores comestíveis no quintal de casa é…

5 dias atrás

Usinas solares no espaço podem ser a solução limpa para demanda elétrica mundial

Nos últimos anos, as fontes de energia renováveis se desenvolveram de forma impressionante e alcançaram…

1 semana atrás

Energia solar mantém crescimento e fica mais atrativa para brasileiros em 2020

Por muitos anos, o governo brasileiro ignorou o potencial da energia solar como fonte limpa,…

1 semana atrás

5 fatores que influenciam no preço final do seu projeto de energia solar

Economizar na conta de luz é uma realidade para cada vez mais brasileiros que instalam…

2 semanas atrás

Os 5 Principais Motivos Pelos Quais Todos Querem Energia Solar

Gerar a própria energia elétrica é a vontade da grande maioria dos consumidores brasileiros. Segundo…

3 semanas atrás