Lavar alimentos com bicarbonato de sódio elimina agrotóxicos em até 96%

Lavar alimentos com bicarbonato de sódio elimina agrotóxicos em até 96%
09 nov 2017

Esqueça a água sanitária na hora de lavar frutas, legumes e verduras! Estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos EUA, apontou que a forma mais eficaz de eliminar os agrotóxicos dos alimentos é lavando-os com água e bicarbonato de sódio.

Os testes foram feitos com maçãs, não por acaso a fruta que apresenta os maiores níveis de resíduos de pesticidas, segundo o Environmental Working Group. Após ficarem imersos por 15 minutos em água com bicarbonato, os exemplares testados apresentaram 96% menos agrotóxicos.

Para ter o mesmo resultado em casa, a dica é colocar 10 gramas de bicarbonato de sódio por litro de água usado para imergir o alimento e deixá-lo descansar nessa solução por 15 minutos. Em seguida, é importante ainda lavar as comidas em água com vinagre, a fim de matar também os germes que podem conter. E, claro, no caso de frutas e legumes, é sempre preferível descascá-los antes de consumir, uma vez que os agrotóxicos se concentram em maior quantidade na casca desses alimentos.

Já para se livrar totalmente dessas substâncias tão nocivas à saúde, o ideal mesmo é optar sempre pelos alimentos orgânicos. Nem todos, no entanto, têm condições financeiras para isso. Fica a dica então!



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Observações

  1. Não, não se iluda. Não acredite no que a indústria do veneno quer fazer você acreditar, porque você NAO consegue remover o veneno do seu alimento. A única opção é comprar comida não envenenada, isto é, orgânica!

  2. Isso não é verdade, propaganda enganosa, somente para vender bicarbonato de sódio e também aceitarmos os alimentos contaminados.

  3. Isto ate pode valer para venenos de uso topico. Quenao penetra nos alimentos.Já para os sistêmico. Lavar não resolve nada principalmente em cereais que tem óleo. Onde o tranlocamento de seiva e lento. Lavar e solução apelativa. se vocês são Orgânicos mesmo. sabiam que isto é propaganda enganosa.

  4. Nanny BOCCHESE Diz: fevereiro 10, 2019 at 10:01 pm

    Eu não creio nisso. Estamos morrendo pela boca. Só orgânicos nos salva.

  5. Maria Teresa Diz: fevereiro 15, 2019 at 2:49 pm

    mas os orgânicos são bemmmm mais caros….. Há de ter uma maneira de minimizar o malefício dos agrotóxicos!!!

  6. Eunice poqui Diz: fevereiro 17, 2019 at 9:05 am

    Na verdade so Jesus nos Salva. O mundo esta contaminado .nos alimentos. Nos ares Agua enfim. Tudo!

  7. DAISY AGUILERA Diz: fevereiro 21, 2019 at 10:19 am

    Está é a postagem do desserviço. que tal postarem sobre não usar agrotóxicos e promover os alimentos orgânicos e o fim da monocultura. As leis estão feitas para as industrias que matam o planeta, vendem produtos com agrotóxicos e depois vão vender o remédio para combater o cancêr. Ah se você não puder se alimentar bem compre vitaminas. E que conversa é essa de orgânicos caros, o que é mais caro viver a ilusão ou mudar a postura no mundo?

  8. Caroline Diz: maio 28, 2019 at 5:52 pm

    Muito mimimi nos comentários! Nem todos tem condições de comprar orgânicos, essa postagem mostra uma forma de amenizar a contaminação, com o bicarbonato, não que isso irá limpá-lo totalmente! Até os orgânicos hoje em dia são contaminados pelo solo! Então eu acho útil sim, que alguém se importe em pensar como pessoas que não tem condições, á pelo menos dar uma limpada a mais no alimento, pois muita gente lava apenas com água!

  9. Deborah Munhoz Diz: maio 29, 2019 at 10:40 pm

    O autor do artigo teve acesso às análises ou ao artigo na íntegra com o resultado das análises e com o nome do laboratório? Trabalhei com análise de pesticida e sei muito bem que eles não saem facilmente dos alimentos.

  10. A MAIORIA DAS CULTURAS SÃO TRATADAS (quimicamente) na semente. bicarbonato? por favor. #exijamorganicos

  11. Onde está referido no estudo os tais 96% de agrotóxicos eliminados ?

  12. Fabio F. Verdi Diz: junho 15, 2019 at 2:26 am

    Acessando o link da pesquisa fonte da notícia lá diz que remove apenas dois tipos de agrotóxicos testados da superfície da maçã e que 20% de tibendazol penetrou na fruta e 4,4% de fosmete também e não tem como remover. Porém no Brasil, a maioria de pesticidas utilizado tem base no glifosato da Monsanto o que não foi testado nesse objeto de estudo, e é um composto bem mais forte que os que foram testados. A melhor solução mesmo é ficar nos orgânicos. E a casca da maçã é muito oportuna para o teste, agora morango, pepino, cenoura, etc, iriam falhar no teste e mostrar outros resultados já que a película que os envolvem é bem distinta da estrutura da casca da maçã.

  13. Faltou o nome do cientista, o link do artigo científico com metodologia, resultados e discussões . Testes? Quais testes?

  14. Como o bicarbonato pode quebrar cadeias tão longas como as dos agrotóxicos?

  15. Lincoln lahe Diz: outubro 7, 2019 at 4:31 am

    Que tal se cada um tiver a sua horta e evitar em 50% os agrotóxicos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *