Lavanderia Social: prefeitura de SP arrecada e higieniza roupas para pessoas em situação de rua

Lavanderia Social: prefeitura de SP arrecada e higieniza roupas para pessoas em situação de rua
12 dez 2018

Durante o inverno já existe a cultura de limpar o guarda-roupa atrás de peças que não usa mais para doação, mas esquecemos que precisamos de roupa durante o ano inteiro! O projeto R.O.P.A. (Repasse Outra para Alguém) em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social lançou o programa Lavanderia Social.

A iniciativa disponibilizará 200 coletores em espaços públicos da cidade para que a população consiga engajar com o projeto e fazer doações contínuas de trajes em boas condições. As roupas doadas serão encaminhadas para lavanderias privadas, parceiras do programa, para fazer higienização dos itens, sem custo para a prefeitura.

Posteriormente as roupas serão distribuídas pela Prefeitura nos 104 Centros de Acolhimento da capital, que juntos disponibilizam cerca de 18 mil vagas diárias.

“A maioria da população em situação de rua quer trabalhar, e muitas vezes, por não ter peças de roupa limpas, evita ir a entrevistas de emprego. Além disso, a população se mobiliza no período de inverno para doar roupas, mas esquece de que as pessoas precisam de doações o ano todo”, explica o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará.

Ainda no mês de Dezembro a prefeitura irá instalar 26 postos, listados abaixo. A ideia é continuar até chegar nos prometidos 200.

Pontos de coleta:

Praça Vinicius de Moraes
Parque do Piqueri
Parque Zilda Natel
Parque Trianon
Parque da Independência
Parque Cidade de Toronto
Parque Alfredo Volpi
Parque Chácara do Jockey
Parque Raposo Tavares
Parque Colina de São Francisco
Parque do Povo
Largo da Batata
Praça Ayrton Senna do Brasil
Praça Cidade de Milão
Praça Pereira Coutinho
Praça Vitor Civita
Praça Panamericana
Parque Aclimação
Parque Buenos Aires

Foto: Divulgação



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *