Share This Article
A crise elétrica que se estende no Brasil e as ameaças de novos aumentos na conta de luz estão disparando o sinal de alerta para muitos consumidores no país.
Como resultado, as instalações de geradores de energia solar decolaram, com mais de 239 mil conexões já registradas neste ano pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.
A tecnologia utiliza um conjunto de equipamentos, o kit solar, que transforma a luz do sol diretamente em energia elétrica capaz de atender qualquer residência ou empresa.
Veja quais são e para que servem os equipamentos do kit de energia solar:
O painel solar é o equipamento mais popular da tecnologia fotovoltaica, facilmente reconhecível pelas placas solares (o nome certo é módulo fotovoltaico) instaladas nos telhados. Cada um dos módulos do painel solar é composto por dezenas de células fotovoltaicas, responsáveis por transformar a luz em energia por meio do efeito fotovoltaico, processo natural em materiais semicondutores descoberto pelo físico francês Edmond Becquerel, em 1839. A geração de energia do painel fotovoltaico acompanha a intensidade de sol durante o dia, indo do mínimo (amanhecer) ao máximo (meio-dia) e, depois, de volta ao zero (anoitecer).
INVERSOR SOLAR
O inversor de frequência é reconhecido por muitos como o principal equipamento de um sistema fotovoltaico, pois tem o papel de coordenar e adaptar toda a produção do painel solar. Após gerada, a energia das placas precisa passar pelo inversor para que sua corrente elétrica seja adaptada ao padrão elétrico (de corrente contínua para corrente alternada). Logo em seguida, o inversor realoca essa energia para atender o consumo do imóvel ou, caso contrário, o excedente é enviado para a rede elétrica, gerando os créditos. No final do mês, esses créditos serão utilizados para compensar a energia consumida da rede nos períodos noturnos ou em dias nublados e chuvosos, quando o painel gera menos energia.
STRING BOX
A string box é uma caixa de segurança indispensável para os sistemas fotovoltaicos, que se configuram como instalações elétricas. O equipamento reúne os dispositivos de segurança e proteção para casos de sobrecorrentes ou curtos-circuitos, assim como surtos de tensão em caso de raios. Em alguns modelos mais novos de inversores fotovoltaicos, a string box já pode estar integrada.
ESTRUTURA DE FIXAÇÃO (SUPORTE DE PAINEL SOLAR)
Um item de extrema importância para as instalações fotovoltaicas é a estrutura de suporte e fixação para os módulos solares. Sua função é manter as placas do painel firmemente presas ao telhado e na posição ideal para a captação da luz durante o dia. Como o painel solar possui vida útil de no mínimo 25 anos, a qualidade da estrutura de fixação deve ser boa o suficiente para resistir ao mesmo tempo.
CABEAMENTO
Por fim, o kit gerador de energia solar também é composto por cabos e conectores específicos para a conexão elétrica entre os equipamentos do sistema fotovoltaico. Da mesma forma que a estrutura de suporte, os cabos precisam possuir boa qualidade para resistir aos longos anos de funcionamento do painel e inversor solar.