Share This Article
Tão jovens e já muito mais conscientes do que muito adulto por aí! Foram nas aulas de Ciências, na escola, que Luke Marston e Joshua Nichols aprenderam sobre a importância fundamental das abelhas para a vida no planeta. São nas simples atividades do dia a dia, como se alimentar e fazer cocô, que esses insetos garantem a polinização de frutas, legumes e grãos, sendo responsáveis pela existência de mais de dois terços de todos os alimentos que consumimos.
Mas o que mais chocou os meninos durante as aulas foi a descoberta de que, apesar de tão fundamentais, as abelhas estão desaparecendo do planeta, entre outros fatores, por perda de habitat natural.
O choque deu lugar a vontade de agir e os dois jovens se uniram para fundar a The Bee Byway, uma iniciativa que tem como missão plantar jardins em sua cidade – Newport News, em Virgínia – com plantas que atraiam as abelhas de volta para a região e ofereçam a elas as condições necessárias para fazer seu trabalho de polinização.
Luke e Joshua já garantiram o plantio de mais de 20 quilômetros de jardins em diferentes espaços públicos. Entre eles, parques, jardins de museus e pátios de escolas. E, claro, não fizeram nada sozinhos! Seguindo o exemplo das próprias abelhas, eles trabalharam em comunidade e reuniram mais de 100 voluntários de todas as idades para colocar a mão na terra junto com eles.
Os resultados estão sendo tão positivos que os meninos já expandiram o projeto para uma cidade vizinha, Hampton, e disponibilizaram em seu site um passo a passo para aqueles que querem fazer o mesmo nas regiões onde moram. Para os garotos, não há dúvidas: de flor em flor, juntos, a gente consegue aos pouquinhos recuperar a população mundial de abelhas! Vamos?