Share This Article
Um dos grandes problemas ambientais da atualidade, os microplásticos representam mais da metade de todo plástico descartado nos oceanos, com o agravante de que não são vistos a olho nu. Como combater um inimigo de milímetros?
Cansados de soluções mirabolantes e de difícil implementação, cinco jovens de Salvador, na Bahia, desenvolveram um dispositivo “inovador, criativo, viável e escalável” para retirar os microplásticos dos oceanos.
Batizado de Ocean Ride, o dispositivo é inspirado no Gerador Van Der Graaff, uma máquina eletrostática inventada no início do século 20, nos Estados Unidos, e considerada fundamental para diversas descobertas de Física Nuclear, uma vez que produz altas tensões e as usa para acelerar partículas de átomos.
Baseados no princípio da invenção, os estudantes – que têm entre 18 e 23 anos de idade – desenvolveram um sistema capaz de atrair o microplástico por meio de corrente eletrostática. Assim, o Ocean Ride funciona como uma rede: a água do mar entra no dispositivo, seu sistema atrai as partículas de microplástico por meio de eletrostática e, então, um filtro de microporosidade as retém. Resultado: a água do mar sai do equipamento e é devolvida aos oceanos livre dos resíduos.
O dispositivo, que pode ser facilmente instalado em qualquer embarcação ou plataforma marítima, já foi testado com sucesso na Baía de Todos os Santos, na Bahia, e garantiu aos cinco jovens brasileiros o primeiro lugar em um hackathon global da Nasa, a Agência Espacial Americana, em que outros 239 mil projetos de 80 diferentes países concorreram.
Agora, o Cafeína Team, como se autodenomina o grupo, mergulhou na segunda fase do projeto, em que estuda maneiras de tornar economicamente viável o uso da tecnologia em larga escala. Entre as propostas, eles sugerem a venda do microplástico filtrado dos oceanos para a indústria de reciclagem e também incentivos fiscais a empresas geradoras de resíduos plásticos (quase todas!) que aderirem à tecnologia.
Assista, abaixo, a um vídeo em que eles contam um pouco mais sobre a iniciativa!