Share This Article
24 anos e já muita história de transformação para contar! Depois de participar da 25ª COP do Clima da ONU, em 2019, o jovem mato-grossense Kaime Silvestre volta à cena das discussões climáticas mundiais, mas dessa vez para falar com líderes da economia global.
O garoto, que é de uma região do Mato Grosso que integra a Amazônia brasileira, a Araguaia Xingu, foi selecionado para participar da edição de 2022 do Fórum Social Mundial, um evento que há anos já faz parte da agenda do Fórum Econômico Mundial.
Após mais de 2 anos de pausa, por conta da pandemia de COVID-19, o evento – que aconteceu entre 22 e 26 de maio, em Davos, na Suíça – voltou a reunir líderes políticos e empresariais de todo o mundo para discutir assuntos relevantes à economia. Os destaques dessa edição foram a guerra na Ucrânia e o impacto das mudanças climáticas nos investimentos mundiais.
Nesse contexto, Kaime teve a oportunidade de falar a líderes globais sobre a importância (inclusive econômica!) de se preservar a Amazônia brasileira, que integra a maior floresta tropical do mundo.
Na condição de embaixador da Arctic Basecamp, organização científica sem fins lucrativos que trabalha em prol de ações climáticas transformadoras, o jovem destacou que a Amazônia armazena cerca de 86 bilhões de toneladas de carbono, além de ter um gigante patrimônio cultural preservado por povos indígenas e tradicionais que nela vivem, impressionando líderes globais como o Príncipe Albert, de Mônaco. Que orgulho!