Share This Article
País pequeno em extensão, o Japão vem procurando alternativas para geração de energia elétrica limpa. A novidade é o navio capaz de carregar energia enquanto navega pelo oceano. Com o parque eólico em alto-mar, estima-se a capacidade de abastecer 22 mil casas por um dia com apenas uma única viagem.
Batizado de Power ARK 100, o projeto é produzido a partir de três cascos de 100 metros de comprimento que é movido por um motor elétrico com autonomia de aproximadamente 300 quilômetros. O investimento é de cerca de 9 milhões de dólares para a construção do primeiro protótipo do parque eólico offshore que será lançado no oceano – previsto para 2025.
O navio em questão irá transportar a energia gerada pelo parque eólico, que ficará em alto-mar. Hoje mais de 70% da terra é coberta pelos oceanos. Essa é uma forma mais eficiente de usar a área para geração de energia.
O parque eólico offshore já é uma realidade em algumas partes do mundo, entretanto, são estáticas e com algumas limitações, como a profundidade da região para instalação dos equipamentos. É exatamente isso que a empresa Power X, do Japão, quer solucionar – possibilitando a geração de energia limpa em larga escala. O projeto conta com a parceria com Imabari Shipbuilding, famosa empresa especializada em construção naval. Assista, abaixo, ao vídeo da iniciativa!