Indonésia tem restaurante desperdício zero que serve peixe pescado a mão

Indonésia tem restaurante desperdício zero que serve peixe pescado a mão
21 jan 2019

O movimento desperdício zero veio para ficar! E o restaurante Ijen, localizado na cidade de Bali, é um grande exemplo de como é possível empreender mantendo seus esforços e princípios para contribuir com um mundo com menos desperdício.

Com o objetivo de ser o primeiro restaurante sem desperdícios do país, o empreendimento não apenas apostou na decoração de reuso de materiais que iriam para o lixo como também acreditam na pesca com mínimo de impacto ambiental – servindo, portanto, apenas peixes pescados a mão de moradores locais. Além disso, todo alimento oferecido é produzido por fazendeiro locais.

Leia também: Restaurante mais sustentável da América Latina fica em São Paulo! Conheça detalhes do estabelecimento

Todos os móveis do restaurante tenta aproveitar algo: pedaços de espuma de veículos automotivos, madeira de demolição, piso de pratos quebrados e lascas de copos… O cardápio é impresso em papéis reciclados e presos em pranchetas produzidas a partir de restos de pneu de caminhão e chinelos. Até a vela é colocada em garrafas de vinhos cortadas ao meio.

Restos de comida de clientes são utilizados para alimentar porcos de fazendas da região ou compostados. Já os materiais recicláveis não orgânicos são entregues a Ecolbali, empresa local de gerenciamento e reciclagem de resíduos. No total, são cinco diferentes possíveis separações de lixo.

O primeiro passo em busca de um negócio com baixo impacto ambiental e alto impacto social é idealizar o projeto final, mas saber começar aos poucos, sem grandes frustrações e cobranças, traçando um rumo para atingir a meta final.

Foto: Divulgação



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *