Share This Article
A internet tem democratizado o acesso à informação de uma forma revolucionária, mas ainda continua sendo um recurso muito elitista, cuja maior parte da população mundial não consegue acesso de qualidade. Para mudar esse cenário, o Facebook já prometeu levar a internet para 14 países do continente africano.
Na Índia, quem faz a boa é o homem mais rico do país: Mukesh Ambani. Ele prometeu oferecer 4G de graça para um bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até o final de 2016 por meio de sua operadora, a Reliance Jio.
Atualmente, a operadora presta serviço para 80% da população da Índia e, até março de 2017, planeja expandir esse montante para 90%. No total, são 200 mil vilarejos e 18 mil cidades atingidas no país. Mas, para Ambani, não é suficiente: ele quer chegar a marca de 100% da população beneficiada.
A oferta do 4G gratuito não será para sempre, mas quando a promoção acabar a ideia é continuar oferecendo o serviço a preços acessíveis para essas pessoas — algo em torno de R$ 7,10 por mês. Hoje, apenas ⅕ dos adultos da Índia têm acesso à internet. Com a atitude de Ambani, esse número deve crescer, uma vez que o bilionário está levando infraestrutura a regiões remotas da zona rural, que antes não tinham condição de ter acesso ao serviço, nem se pudessem pagar por ele.
Em seu site oficial, a empresa declara acreditar que está ajudando a concretizar o sonho indiano de transformar o país em uma liderança digital. “Afinal, a vida agora é digital”, explica Ambani. Para cumprir sua promessa, ele construiu mais de 100 mil torres de telecomunicação, desembolsando alguns bons bilhões. Sua fortuna vem da indústria do óleo, gás e petróleo, que tornou Ambani o 36º homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes.
Foto: Jaume Escofet/Creative Commons