Share This Article
Localizado em um subúrbio da cidade de Melbourne, na Austrália, o The Addison Hotel fechou suas portas ao público e, pelo menos até meados do ano que vem, o proprietário do prédio não tem planos para o local.
Ou não tinha. Incomodado com o fato de ter um espaço tão grande sem função nenhuma, o dono da construção resolveu oferecê-la a moradores em situação de rua.
Ao todo, são 42 apartamentos – com cozinha e banheiro -, agora disponíveis àqueles que não têm um teto. 14 deles são ocupados, gratuitamente, em caráter emergencial, por famílias indicadas pelo Serviço Social local. Já os outros 28 são oferecidos a qualquer morador em situação de rua interessado, que deve pagar um valor simbólico por semana para permanecer no apartamento.
A fim de garantir maior dignidade àqueles que vivem no local, a iniciativa, batizada de The Addison Project, ainda instalou uma quitanda no hall do hotel, que funciona no estilo “pague quanto puder” e é abastecida com a ajuda da comunidade. E mais: firmou-se uma parceria com a Orange Sky Laundry, lavanderia móvel que oferece o serviço gratuitamente a moradores em situação de rua, para que estacione em frente ao hotel uma vez por semana, a fim de que os novos inquilinos possam lavar suas roupas.
A ideia é oferecer um espaço digno em que os sem-teto possam descansar, se alimentar e fazer sua higiene para que consigam voltar a estudar e/ou trabalhar e assim sair da situação de rua, deixando seu apartamento para outros inquilinos que também precisam de ajuda. Bacana, não?
Quantos prédios vazios, que poderiam estar sendo usados para a mesma finalidade, não existem mundo afora?
2 Comments
renato
País rico é assim…aqui não funcionaria…seria criada uma nova cracolandia e a esquerda iria ao nirvana.
a.ali
plenamente dispensável a opinião de renato, pois qdo. ñ se tem nada a acrescentar, nada de útil, interessante e menos mesquinho, o bom e não disseminar falta de conhecimento de causa, ódios e preconceitos…, aliás, além de infeliz o comentário é da profundidade de um pires!