Share This Article
Assim como nos outros estados brasileiros, os altos preços da energia elétrica no Espírito Santo tornam a instalação de painéis solares fotovoltaicos cada vez mais rentável.
Em busca dessa economia e sustentabilidade, dezenas de escolas da rede estadual e dois hospitais do estado irão receber a tecnologia por meio de investimentos públicos e privados.
Na educação, os projetos fazem parte dos planos do próprio governo estadual, que no começo de 2021 já havia criado um programa de apoio à geração de energia solar no Espírito Santo.
Com R$1,1 bilhão do pacote do Plano de Investimentos Públicos (PIP), o estado irá investir na ampliação e modernização da sua rede de escolas.
De acordo com o secretário da educação do ES, Vitor de Angelo, o objetivo é instalar os painéis solares em cerca de 60 escolas até o final de 2022, reduzindo o consumo elétrico das unidades e ainda estimulando o uso de energia limpa entre a população.
Por sua vez, os projetos de energia solar na área da saúde do ES são frutos do convênio assinado entre AEBES, a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense, e EDP Brasil.
Por meio do seu programa de eficiência energética, a distribuidora fechou parceria para modernizar o hospital Evangélico de Vila Velha e a Maternidade Municipal de Cariacica.
Os trabalhos envolvem a troca de um total de 1.068 lâmpadas antigas por modelos LED, a instalação de 42 aparelhos de ar-condicionado e ainda um sistema com painel solar de 40 quilowatts-pico (kWp).
Juntos, esses projetos trarão uma economia de energia de 389,66 megawatts-hora por ano (MWh/ano), suficiente para atender aproximadamente 163 residências durante o período de um ano, considerando o consumo médio de 200 quilowatts-hora por mês (kWh/mês).
O Espírito Santo é hoje um dos estados de maior destaque no uso de painéis solares dentro do segmento de geração distribuída, criado pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.
Segundo os dados da agência, o número anual de instalações de energia solar no ES cresceu mais de 43%, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.
Agora, com o novo plano de incentivos anunciado pelo estado no começo desse ano, a previsão é de que os investimentos na tecnologia tripliquem no futuro, ampliando um mercado de grande potencial para empreendedores e profissionais técnicos.