Hospitais da Paraíba ganham hortas onde é possível colher remédios naturais para pacientes

Hospitais da Paraíba ganham hortas onde é possível colher remédios naturais para pacientes
21 mar 2016

O uso de remédios naturais para tratar problemas de saúde tem se popularizado cada vez mais no Brasil. A novidade da vez é cultivar hortas em hospitais públicos para colher remédios naturais para os pacientes.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Universidade Federal da Paraíba e foi implantada, em fase piloto, no Hospital Geral de Mamanguape, especializado no atendimento clínico de urgência e emergência de adultos e crianças.

Profissionais da própria Universidade foram ao hospital ministrar cursos sobre como cultivar as plantas medicinais e de que maneira extrair substâncias curativas para o tratamento de doenças. Assim, enfermidades como verminose e diabetes já estão sendo tratadas de forma mais natural pelos profissionais do hospital – de maneira complementar ao uso de remédios industrializados, quando necessário.

Segundo a Secretaria de Saúde, além de oferecer uma alternativa mais saudável para o tratamento dos pacientes, a iniciativa reduz os gastos com remédios industrializados e está humanizando o serviço de saúde. Bacana, não?

A intenção agora é expandir a ideia das hortas para todos os hospitais estaduais da Paraíba. Os próximos da lista são o Hospital Geral de Itapororoca e o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que entre outras espécies receberão sabugueiro, colônia, erva cidreira, capim santo, hortelã e camomila. Uma boa ideia para a área de saúde dos outros Estados do país!

Foto: Divulgação/Hospital Geral de Mamanguape

LEIA TAMBÉM:
Cidade de MG produz e distribui remédios naturais de graça para população
Nada de remédio! As ervas que ajudam a tratar problemas femininos
35 plantas medicinais para não tomar remédio toda hora
Mais 35 plantas medicinais para não tomar remédio toda hora



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram