Share This Article
Um pequeno vilarejo na Índia, chamado Caowangba, sofre com a falta de água desde 1959, quando todas as fontes locais secaram e a população inteira passou a ficar dependente de um único ponto de fornecimento, que não era constante. Vira e mexe faltava água! Com isso, o plantio de arroz, principal alimento dos moradores, secou e o acesso a alimentos passou a ficar ainda mais difícil.
Em vez de mudar de vilarejo, Huang Dafa, na época com apenas 23 anos de idade, teve a ambiciosa ideia de cavar 10 quilômetros de uma montanha para conseguir atravessá-la e assim garantir água constante para a população.
Foram 36 anos para concluir o projeto, que envolveu muito trabalho pesado – e perigoso, sem tantos recursos para garantir a segurança dos envolvidos. Mas, se não houvesse adesão, o vilarejo estaria fadado à morte. Após uma década de trabalho, a primeira tentativa falhou. O túnel criou uma passagem fácil pela montanha, que até hoje é usada, mas nenhuma água foi encontrada.
Nos anos seguintes, Huang se dedicou a estudar engenharia fora do vilarejo para começar a planejar a próxima tentativa. Agora mais meticuloso. No início da década de 90, o projeto recomeço e os moradores locais o apoiaram novamente.
Muito frequentemente, os trabalhadores dormiam em cavernas de difícil acesso, representando grande risco de vida em caso de emergências. Em 1995, no entanto, o projeto foi concluído e todo esforço valeu a pena: Caowangba voltou a ter água em abundância para as 1,2 mil pessoas que atualmente vivem no vilarejo.
Além do recurso em si, que foi fundamental para a continuidade da comunidade, Huang foi responsável por trazer energia elétrica e melhores acessos para a cidade. Reconhecidamente, um herói da região!