Share This Article
Já contamos por aqui que a Holanda desativou 19 presídios, simplesmente, porque não há presos suficientes para ocupá-los. A novidade agora é que o governo decidiu usar esses espaços para abrigar os centenas de refugiados que chegam, todos os dias, ao país em busca de oportunidades.
São homens, mulheres e crianças do Oriente Médio e da África que arriscam suas vidas e atravessam o oceano para fugir da violência dos conflitos armados que acontecem nas regiões onde moram – seja por motivos políticos, étnicos e/ou religiosos. Eles merecem um lugar digno para ficar, não?
12 dos 19 presídios desativados no país já estão sendo ocupados por refugiados. A aparência dos lugares, claro, poderia ser melhor. Dormir dentro de celas, ainda que destrancadas, não deve ser a melhor das sensações. Mas já é uma ajuda e tanto para recomeçar a vida.
Na Alemanha, outra iniciativa de ajuda aos refugiados tenta encontrar lares por meio de uma plataforma no estilo Airbnb, enquanto na Turquia um casal de noivos trocou a festa de casamento por um banquete para quatro mil refugiados.
Um pinguinho de esperança em meio a tanta desumanidade…
Foto: Reprodução/National Geographic
9 Comments
Maria Fernanda Lopes
Bela inspiração
watson
infelizmente não é o caso do Brasil com suas celas lotadas e boa parte dos bandidos soltos em dias comemorativos que acabam não voltando e praticando novos crimes!
Glaucia Argolo
Bom, que o cenário lembre uma prisão apenas no layout.
Zeca Quequenia
Independentemente do lugar onde estão sendo acolhidos, é uma boa iniciativa dar um lugar para dormirem!
LUIS OTAVIO -ME
se fosse no brasil hoje muita alegria para todos
josimar
Isso é resultado de uma nação, um povo que tem educação, bons princípios e cultura.
Não se trata só de leis como muitos acham, ignorância pura.
jony
Poxa!!!
Merece medalha de premio esse pais.
pede pra reabrir e transferi alguns presos do Brasil…pq aqui tá tudo superlotado.
Luiz Antonio
Devemos segui o exemplo desse Pais, cria políticas pública, e torna Lei, preso tem que trabalha, e não reduzir a pena principalmente separa os de crime hediondo dos crime comum e fazer das penitenciaras abrigo para os desabrigados das ruas, melhorando as estrutura, nós o povo fazemos tudo que quisermos, quem se habilita?
Ricardo
Enquanto isso no Brasil..a população carcerária feminina cresce exponencialmente sem lugares suficientes para os próximos anos.
A masculina já está saindo pelo ladrão..caos total..