Share This Article
Com exemplos colhidos em unidades de conservação de quase 80 países ao redor mundo, o especialista em Unidades de Conservação Urbanas e ex-diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Pedro da Cunha e Menezes, lança o Guia Prático de Sinalização de Trilhas, com o apoio da associação O Eco e da WWF-Brasil.
O documento cai como uma luva para o Brasil, um dos piores do mundo quando o assunto é sinalizar trilhas. Dos 75 milhões de hectares registrados no nosso Sistema Federal de Unidades de Conservação estão menos de 300 quilômetros de trilhas sinalizadas.
“O Brasil está entre os cinco piores países do mundo no que se refere à sinalização e manejo de suas trilhas para a recreação do cidadão. A situação por aqui é caótica e atrasada. Faltava no Brasil um manual que mostrasse aos gestores de unidades de conservação, áreas protegidas e parques nacionais como fazer essa sinalização de maneira eficiente e barata”, destacou o especialista.
O guia foi lançado durante o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) e pode ser baixado gratuitamente aqui.
Foto: CasalMALY/Creative Commons