Share This Article
8,3 bilhões de toneladas! Esta é a quantidade de plástico que existe atualmente nos oceanos, de acordo com estudo recente da Universidade da Califórnia. Mas, se depender do indiano Haaziq Kazi, hoje com 15 anos de idade, esse número assustador vai parar de crescer – e mais: vai diminuir significativamente.
Aos 12 anos de idade, o garoto desenvolveu, para um trabalho da escola, um superbarco capaz de filtrar óleo e todo o tipo de plástico dos oceanos. A ideia surgiu de um incômodo: Kazi assistiu a documentários sobre o tema e ficou chocado com o impacto da poluição plástica na vida marinha.
Tempos depois, teve um insight observando a água descer pelo ralo da pia do seu banheiro: o Ervis, nome dado ao superbarco que idealizou, basicamente possui uma estrutura de discos capaz de criar redemoinhos em alto-mar que concentram em um único lugar todo o plástico presente na água. O redemoinho então é engolido pelo barco e submetido a diferentes sensores que detectam o tipo de resíduo que está passando por eles: um retém plásticos grandes; outro, médios ; outro, pequenos; outro, micros; e há ainda um sensor que detecta e retém óleo. Depois de triados, os resíduos ainda passam por uma nova etapa, de compactação, para então serem reciclados.
Segundo Kazi, todo o processo é feito de forma a não agredir a vida marinha, uma vez que preservá-la é sua grande motivação. A ideia do menino ficou famosa depois que ele se tornou um dos mais novos palestrantes do TED, movimento global que incentiva pessoas inspiradoras a falar publicamente sobre suas invenções, causas ou experiências de vida, garantindo assim que “ideias que merecem ser disseminadas” possam ser conhecidas mundialmente.
Depois da exposição pública, o projeto ganhou forças e hoje está em fase de captação de recursos para construção de um protótipo. Enquanto o superbarco não fica pronto, Kazi não perde tempo! Ele investe em uma outra etapa que considera também fundamental para combater a poluição plástica: a conscientização. O menino realiza palestras por todo o mundo falando de sua invenção e, sobretudo, do problema ambiental que a motivou – principalmente em escolas, onde ele teve seu primeiro contato com a causa e pode agir para fazer a diferença.
Assista, abaixo, ao TED de Kazi e se inspire também!