Share This Article
Ao lado da filipina Maria Ressa, o jornalista russo Dmitry Muratov, editor-chefe do jornal Novaya Gazeta, foi um dos grandes vencedores da edição 2021 do Nobel da Paz.
O prêmio foi concedido à dupla “pela corajosa batalha que lideram pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia, essencial para garantir a democracia e a paz duradouras“, disse Berit Reiss-Andersen, do Comitê Nobel norueguês.
Os dois concorreram ao lado de outros 329 candidatos, sendo 234 pessoas e 95 organizações.
Em entrevista à ONU News, Muratov garantiu que 100% do valor de seu prêmio Nobel da Paz – aproximadamente US$ 1 milhão – será investido em causas sociais que acredita.
“Eu não vou aceitar e não vou receber nem um centavo desse prêmio. Isso, para mim, está fora de questão! Este é um Prêmio da Paz, então acredito que ele deva contribuir para este propósito”, disse o jornalista.
Segundo ele, uma reunião foi feita com todo o conselho editorial do jornal Novaya Gazeta para, juntos, decidirem como o dinheiro do prêmio seria investido. “Acordamos que vamos doá-lo a algumas causas. Uma parte irá para uma fundação de saúde que ajuda jornalistas; outra para uma fundação que apoia crianças com atrofia muscular espinhal e outras doenças raras graves; outra para a Fundação Anna Politkovskaya, criada em homenagem à jornalista e humanitária russa que foi assassinada em serviço; outra para o hospício infantil da Fundação Vera, em Moscou; e outra para a Clínica Dmitry Rogachev, onde crianças com leucemia são tratadas.”
Leia aqui a entrevista na íntegra.
Com informações de ONU News