Share This Article
Já ouviu falar em Sian Ka’an? Trata-se de um belíssimo parque nacional, localizado no México e reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade. Sem saber, você já pode ter deixado sua pegada nesse paraíso natural (que está para lá de ameaçado).
A gente explica: Sian Ka’an tem uma zona costeira, banhada pelo Oceano Atlântico, o que faz com que a maior área protegida da costa caribenha mexicana esteja sendo invadida por lixo, produzido em 50 diferentes países – incluindo o Brasil – e levado ao local por meio das ondas do mar.
A tragédia ambiental está toda documentada no projeto Washed Up, do fotógrafo norte-americano Alejandro Duran. O artista visitou Sian Ka’an, a passeio, em 2010 e ficou chocado com a quantidade de resíduos que encontrou na reserva natural. A indignação foi maior ainda quando Alejandro constatou que ali havia lixo produzido, até mesmo, do outro lado do mundo – na China, por exemplo.
Como dizem por aí que imagens valem bem mais do que palavras, o fotógrafo decidiu usar sua veia artística para denunciar a situação para o mundo – e conscientizar as pessoas sobre a importância de reduzir o consumo e jogar lixo no lixo. O resultado é uma série de fotos em que Alejandro tenta combinar os resíduos à paisagem – entre eles, lâmpadas, PETs, sandálias e pneus.
A mensagem é irônica: dê uma olhada mais de perto e verá que o curso que a humanidade está tomando está longe de ser natural.
Confira, abaixo, algumas das fotos que integram o projeto Washed Up.
(Clique nas imagens para ampliá-las)
Fotos: Divulgação/Alejandro Duran