Share This Article
A seca histórica e os pesados aumentos na conta de luz impulsionaram mais do que nunca as instalações de energia solar no Brasil.
Segundo o banco de dados de geração distribuída da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, o número de conexões em 2021 superou em 26% o total de 2020 e responde por mais de 40% do total acumulado no país desde 2012.
Mas a boa performance do mercado também é resultado da oferta de crédito para quem busca instalar seu sistema, presente na maioria dos bancos do país.
As linhas de financiamento para energia solar tornaram a tecnologia mais acessível aos brasileiros, pois removem a barreira do custo inicial de aquisição, que ainda é alto.
Em alguns casos, o banco cobre 100% do projeto, o que inclui todos os equipamentos e mais a mão de obra de instalação do sistema, permitindo adquirir a tecnologia sem desembolso algum.
Os prazos de pagamento são prolongados, podendo chegar a sete anos, e muitos bancos costumam oferecer período de carência para emissão da primeira parcela.
Dessa forma, é possível estar com o sistema já instalado e economizando antes de começar a pagar pelo financiamento do painel solar fotovoltaico.
Outra grande vantagem em financiar o sistema é a possibilidade de negociar parcelas que fiquem no mesmo valor ou até abaixo da economia mensal obtida com o sistema.
Embora isso seja mais comum para grandes empresas, os comércios e residências também podem conseguir essa facilidade ao escolher pela opção de entrada, que reduz o valor das parcelas e ainda permite acesso a taxas mais baixas.
Hoje, muitos bancos já contam com processos digitalizados que permitem uma contratação 100% on-line, método que virou tendência após a pandemia mundial de COVID-19.
Com essa facilidade para aquisição dos sistemas e as perspectivas de novos aumentos na conta de luz, a energia solar segue como a melhor opção para os consumidores e deve continuar crescendo.
De acordo com dados do Boletim Mensal de Energia, produzido pelo Ministério de Minas e Energia, a geração de energia solar cresceu 67% no Brasil em 2021.