Share This Article
Já escrevemos sobre essa tecnologia no post O banheiro público que coleta xixi e o transforma em energia elétrica para o entorno! Desenvolvida pelos pesquisadores do Centro de Bioenergia Bistrol, da Universidade do Oeste da Inglaterra, agora ela foi novamente testada no grande festival europeu de música Glastonbury.
O xixi dos visitantes foi utilizado para abastecer os letreiros que davam informações sobre o evento ao público e ainda para recarregar celulares da galera. Mais de mil litros de xixi foram colhidos durante o festival, o que foi suficiente para abastecer 10 displays.
Desde 2015, o festival utiliza essa tecnologia, que está em fase de teste, para gerar energia. A cada ano que passa o método está mais perto de se tornar escalável e sustentável para ser aplicado em países em desenvolvimento, em regiões onde o acesso ao saneamento básico e à energia elétrica ainda são muito precários.
“Essa iniciativa é principalmente para engajar o público. O festival permite exibir o potencial dessa tecnologia para milhares de pessoas”, conta o professor responsável pelo estudo, Ioannis Ieropoulo. Uma boa ideia para os festivais brasileiros também, não?
Assista, abaixo, ao vídeo sobre a iniciativa.
3 Comments
Muriel Pokk
Que boa ideia! Xixi é jogado fora… se pode ser aproveitado, por que não?
Silas
Que INVEJA ! No bom sentido…Aqui no Brasil, do jeito que tem gente ATRASADA mijando nas ruas,SE TIVESSE COLETORES ADAPTADOS EM BANHEIROS CONSTRUÍDOS E ESPALHADOS PELAS RUAS e se houvesse uma TECNOLOGIA DESSE NAIPE, nos sanitários de shows, grandes eventos, economizaríamos uma boa grana…PARABÉNS, INGLESES…
Sahwenya Passuello Identidade
Marvilhosa tua inciativa, em compartilhar pequenas ações que mudam nossa realidade, gratidão, querida.