Share This Article
Na fazenda SHAMBA, Sarah cria suas duas filhas, uma de sete e outra de dez anos, desde 2008. Inspirada pela permacultura e vida sustentável, ela tira seu sustento do cultivo de galinhas, cabras e abelhas, de uma horta e de um pequeno pomar – além do turismo sustentável. “Vendemos mel e outros produtos de colmeia, além de geleias, legumes e ervas”, explica.
Foi em sua casa de visitas que eu passei o final de semana no início da primavera, ainda um pouco frio para os padrões do Texas. Localizada em Elgin, cidade pequena no leste de Austin, a fazenda de aproximadamente 40 mil metros quadrados recebe turistas (você pode fazer sua reserva) para descansar, recarregar as energias, interagir com os animais e conhecer um pouco mais de seu estilo de vida.
Na cidade, você pode desfrutar de restaurantes, cafés e um centro pequeno, mas cheio de charme. “Vivemos aqui nos últimos anos, derramando suor e lágrimas para transformar um pedaço de terra em um paraíso da permacultura”, se orgulha Sarah. E vale a pena! O lugar tem um céu repleto de estrelas e um pôr do sol de dar inveja.
Antes de comprar sua própria fazenda, Sarah trabalhou em uma outra, que praticava a permacultura, o que deixou ela apaixonada pelo estilo de vida. Então ela investiu no terreno e fez um curso na área. “Fui na tentativa e erro no começo. Eu cresci em Houston, então era tudo bem diferente do que estava acostumada”, explica.
Com ovos de galinhas livres, café, chás e açúcar orgânicos à vontade, a anfitriã também oferece sabonetes, shampoo e condicionador artesanais e detergente eco-friendly. Os itens fornecidos são pensados para que não haja contaminação do solo: na fazenda só são usados produtos sustentáveis. Além disso, tudo, exceto carne e queijo, é compostado.
A casa de visitas inclui um quarto com cama queen size, cozinha completa, banheiro e área de estar com sofá-cama queen size. Além disso, o isolamento térmico da casa foi feito com jeans e materiais de construção reutilizados. O turismo é a maior fonte de renda da fazenda, que também lucra com produtos derivados do mel e do leite de cabra.
O local é abastecido por energia renovável (majoritariamente solar, mas também faz parte de uma rede com energia eólica), tem seu próprio pátio e chaminé e é ideal para fazer trilhas e praticar ciclismo. Tudo pensado para desconectar do mundo (literalmente, porque o Wi-fi é bem instável!) e se reconectar com a natureza e consigo mesmo de maneira sustentável.
Além de cuidar da fazenda, Sarah também é professora de yoga pré-natal e dá aulas de ginástica em geral.