Share This Article
“Foi a maçaneta da porta”, dizia o post da apresentadora Bela Gil em seu perfil no Facebook. A mensagem era a primeira de uma série que viria a ser postada por várias famosas brasileiras: tudo parte de uma campanha de combate à violência contra a mulher.
Não entendeu nada? A gente explica! É que, na verdade, os posts do Facebook estavam todos editados. Quem clicasse nas mensagens para ver seu histórico de edições descobria: a frase “Foi a maçaneta da porta” foi colocada no lugar de outra, que dizia “Muitas vezes, uma maçaneta da porta é um marido agressivo e a vítima não tem coragem de dizer. Viu sinais de agressão? Denuncie. Faça um 180 e dê uma virada nessa realidade“.
Batizada de Curiosidade Salva, a campanha quer incentivar a população a ficar de olho em situações suspeitas que podem indicar que uma mulher está sendo vítima de agressão em casa (e, claro, denunciá-las, uma vez que a prática é crime). Isso porque muitas mulheres não têm coragem de denunciar por si mesmas o abuso e precisam da ajuda das pessoas próximas.
Curtiu a ideia? Além de Bela Gil, famosas como Marjorie Estiano, Deborah Secco, Luiza Possi e Luana Piovani aderiram ao movimento, postando em seus perfis do Facebook frases editadas como “Foi a quina da mesa” e “Foi a torneira do chuveiro“. Tudo para mostrar que, às vezes, o pedido de socorro não é explícito, mas pode ser percebido em pequenos detalhes!
Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco