Share This Article
Já contamos aqui no The Greenest Post sobre a mulher que se alimenta apenas com o que cultiva no quintal e consegue viver com menos de US$80 por semana. Ok, é verdade que para alcançar um sonho desses é importante ter um espaço maior do que a varanda de um apartamento – como têm a maioria das pessoas que moram em cidade grande. Mas é possível cultivar uma horta e ter excelentes resultados em área urbana.
A família Dervaes, que mora em Pasadena, no estado da Califórnia, já cultiva seus próprios alimentos desde os anos 80. O objetivo era desenvolver uma consciência ambiental maior. Hoje a família é uma espécie de celebridade local, com uma página no Facebook com mais de 80 mil seguidores.
O espaço que eles produzem não é maior do que a média das propriedades locais: são 1.300 metros quadrados. Sem nenhum pesticida ou fertilizante sintético, a família cultiva aproximadamente 400 diferentes tipos de frutas, legumes e verduras em seu quintal — que em 2010 chegou a produzir mais de três toneladas de alimentos.
“É difícil cultivar alimentos orgânicos”, conta o patriarca, Jules. “Às vezes, nós precisamos deixar a natureza fluir e a plantação fica toda infestada. São ciclos”, explica.
Quando a produção está a todo vapor, 90% de todo o alimento da mesa da família vem do jardim (isso porque eles seguem uma dieta vegetariana). Fonte local, saudável e barata! O excedente é vendido para a comunidade local, o que proporciona comida fresca e saudável para mais pessoas ainda.
A minifazenda urbana também conta com galinhas, cabras e um apiário, de onde a família consegue o ovo, o leite e o mel que consome. Toda a aventura está documentada no site deles, para inspirar cada vez mais pessoas a embarcar nessa jornada gratificante. Uma vida mais autossuficiente e simples, quando praticada em larga escala, pode trazer muitos impactos positivos! Quem se arrisca?