Share This Article
Em setembro de 2017, o terremoto Puebla causou a morte de 369 pessoas e duas mil ficaram feridas. Os estragos não pararam por aí! Cerca de 45 construções colapsaram 11 mil casas de famílias sofreram estragos consideráveis.
A Fundação PienZa Sostenible e Love Army México entraram em contato com a empresa Francisco Pardo Arquitecto, da Cidade do México, para projetar uma casa para uma família que havia perdido tudo no desastre. A estrutura, mais resistente que a moradia anterior, foi pensada para resistir futuros desastres naturais, bem como acomodar os cinco membros da família.
Batizada de Casa Karina, em homenagem a matriarca, a construção utilizou tijolos produzidos no local a partir de blocos de terra comprimida. A madeira de pinho, que compõem portas e janelas, também é encontrada na própria região – evitando assim transporte de materiais de construção.
Antes do terremoto, a família vivia em uma casa de um cômodo com chão de terra. A novidade, portanto, não apenas atende às necessidades da família, como também oferece melhores condições de vida. Ao construir mais de um andar, foi possível manter espaço suficiente no terreno para o cultivo e espaço de lazer para as crianças.