Share This Article
Saem os chocolates e jujubas e entram as frutas e verduras. Na Europa, a rede de supermercados Lidl decidiu substituir as guloseimas expostas nos caixas para ‘instigar’ os consumidores por produtos mais saudáveis. O motivo? Promover a alimentação sustentável e lutar contra a obesidade, que é um grande problema no continente.
Relatório divulgado este ano pela Organização Mundial da Saúde aponta que “o excesso de peso já é tão comum na Europa que pode virar ‘regra’ até 2030”. As crianças são as principais vítimas – e também as que ficam mais tentadas com as guloseimas expostas nas gôndolas dos caixas dos supermercados.
Batizada de Caixa Alternativa, a iniciativa da Lidl quer tirar os alimentos carregados de açúcar e gordura das vistas dos pequenos. No lugar, frutas, verduras e bebidas saudáveis ficarão expostas nos caixas das 695 lojas da rede, que existe na Suíça e Inglaterra.
O supermercado admite que no início pode ter uma queda nas vendas, ao optar por adotar a medida e varrer as guloseimas das gôndolas dos caixas – onde os consumidores, normalmente, ficam ‘à toa’ na fila, esperando sua vez de serem atendidos. Mas acredita que, com o tempo, cairá nas graças dos clientes (principalmente daqueles que já são pais) e passará a ser o supermercado número 1 na lista de preferência dos consumidores. Ah, se todas as empresas pensassem assim…
Foto: Francesca Palazzi/Creative Commons