Share This Article
“Ninguém anda de bicicleta” é um argumento raso, porém muito usado pelos críticos das ciclofaixas. Mas é verdade que o trânsito caótico, cheio de motoristas estressados que vira e mexe atropelam um ciclista, inibe a prática. É preciso criar infraestrutura para que os simpatizantes da bike saiam do armário.
Pelo menos é isso que comprova estudo da Universidade Ryerson, de Toronto, Canadá: “invista em infraestrutura adequada, que passe segurança, e os ciclistas a ocuparão em seguida”. A pesquisa, realizada por Raymond Ziemba, é um estudo de caso da ciclovia da rua Sherbourne, também localizada na cidade canadense.
O resultado é incrível! Depois que a ciclofaixa foi transformada em ciclovia, com espaço exclusivo reservado para ciclistas, o movimento aumentou em 300%. O que antes era apenas uma teoria, agora ganhou um respaldo da ciência.
Os atuais ciclistas responderam um questionário, permitindo concluir que 38% deles não pedalavam antes das obras. Cerca de 55% ficavam presos no trânsito antes de adotar o novo meio de transporte. A maioria dos entrevistados mencionou o aumento da segurança e a economia de tempo como os principais fatores decisivos para a escolha da bike como meio de transporte.
Foto: Dani Simons/Creative Commons
1 Comment
Robson
Parabéns, tenho acompanhado algumas matérias e são sempre pra cima mostrando caminhos para uma melhor relação com nosso planeta.
Essa por exemplo mostra que há alternativas viáveis de transporte sustentável para melhorar o trânsito.
“Faça ciclovias e os ciclistas virão”.