Estudo aponta as 10 marcas que mais geram lixo plástico no mundo

Estudo aponta as 10 marcas que mais geram lixo plástico no mundo
24 out 2019

Ele demora centenas de anos para se decompor, lota lixões, polui oceanos, chega a matar animais… O plástico é, indiscutivelmente, um dos maiores pesadelos dos ambientalistas nos dias de hoje. O grande problema está no consumo desenfreado, seguido pelo descarte irresponsável desse tipo de material no meio ambiente.

Por isso mesmo, todos os anos, o movimento global Break Free From Plastic faz questão de lançar o relatório Branded, que aponta quais são as marcas que mais geram lixo plástico no mundo.

A ideia é conscientizar a todos! Por meio do documento, a organização busca provocar as marcas que aparecem no ranking a fazer algo para contribuir para o problema ambiental que, direta ou indiretamente, estão gerando – e, claro, conta com o apoio (e consciência!) dos consumidores para isso.

Em sua segunda edição, a pesquisa contou com o apoio de mais de 72 mil voluntários, de 51 diferentes países, que em um único dia – não por acaso 21 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza – se espalharam pelas praias, rios e ruas do seu entorno para coletar lixo.

O trabalho resultou em quase 476,5 mil resíduos plásticos coletados – e enviados para reciclagem. 57% do montante já estava em decomposição, sendo impossível identificar a qual marca pertencia. Foi, portanto, em cima dos 43% de resíduos identificáveis que o ranking se baseou.

No topo da lista, como líder absoluta, uma marca pra lá de conhecida de todos: a Coca-Cola. É o segundo ano consecutivo que ela aparece em primeiro lugar na relação. Nessa edição, no entanto, surpreendeu (negativamente): foram 11.732 resíduos plásticos coletados com sua marca. O montante é maior do que o do 2º, 3º e 4º lugar juntos! Ou seja, a situação está grave…

Confira, abaixo, a relação das 10 marcas que mais geram lixo plástico no mundo.

1. Coca-Cola
2. Nestlé
3. Pepsico
4. Mondelez
5. Unilever
6. Mars
7. Procter & Gamble
8. Colgate-Palmolive
9. Philip Morris International
10. Perfetti van Melle

Fica a dica para repensarmos nossos hábitos na hora de consumir e descartar…

Foto: Reprodução/Branded



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *