Share This Article
A rotatividade nas cidades universitárias é impressionante. Enquanto centenas de estudantes encerram os estudos, outras centenas embarcam na aventura chamada Ensino Superior. Em 2011, um grupo de alunos da Universidade de New Hampshire percebeu que, em meses de troca de semestre, o descarte de material aumentava de 25 toneladas para 125 (!).
Inconformado com a situação, o grupo se comprometeu a tentar reduzir o impacto de forma bem simples: recolher e armazenar os materiais descartados (e em perfeito estado!) pelos ex-alunos para vender para os calouros meses depois, quando as aulas recomeçavam.
Móveis, utensílios caseiros, eletrônicos e roupas foram resgatados – garantindo o sucesso da ação, que se repete todos os anos desde então. Além disso, diversas outras universidades copiaram a iniciativa e fundaram a PLAN (PostLandfill Action Network).
Em 2014, a primeira conferência nacional de “Estudantes pelo Desperdício Zero” foi organizada – além de várias outras ações.
Agora um investimento de U$10 mil foi levantado por financiamento coletivo (veja a campanha aqui) para criar plataforma colaborativa que tem por objetivo incentivar práticas sustentáveis em campus universitários. Isso é que é formar com consciência!
Foto: Divulgação