Share This Article
A grande quantidade de máscaras descartáveis utilizadas atualmente para proteção contra o novo coronavírus certamente já chamou a atenção de muitos ambientalistas, por frequentemente ser encontradas nas ruas de grandes cidades e até nos oceanos! Sua complexa composição, com diversos materiais, torna sua reciclagem ainda mais difícil.
Alguns cientistas já anunciaram o desenvolvimento de tecnologia para transformá-las em asfalto e uma rede de supermercado na França criou 10 pontos de coleta para sua reciclagem. Para aproveitar o material que seria descartado e chamar a atenção para o problema, dois estudantes de design da Islândia criaram uma jaqueta feita a partir de máscaras descartáveis coletadas nas ruas de Reykjavík, capital e maior cidade do país.
Batizada de COAT-19, a peça utilizou cerca de 1.500 máscaras descartáveis! Além das máscaras, Tobia Zambotti e Aleksi Saastamoinen, responsáveis pela criação, também utilizaram algodão orgânico e uma lâmina impermeável transparente, feita a partir de recicláveis, para o acabamento. A grande sacada é que tanto as máscaras quanto as jaquetas geralmente são produzidas a partir do mesmo material: o polipropileno.
Para não correr o risco de infecção de COVID-19 ou outras possíveis doenças, todas as máscaras foram desinfetadas com ozônio após a coleta. Segundo o MIT, a COVID-19 é responsável por gerar 7,2 toneladas de resíduos todos os dias – incluindo as máscaras descartáveis.
Talvez ainda seja possível, mesmo em situações extremas como esta, criar novos propósitos reutilizando materiais. Lembra dos 3Rs?