Share This Article
Um grupo de estudantes do curso de cinema da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, no Paraná, está buscando recursos para a produção do documentário Catadora, cujo principal objetivo é destacar a importância do trabalho desses agentes ambientais perante à sociedade.
A ideia inicial dos acadêmicos era mostrar como funciona todo o processo de reciclagem dentro de uma cooperativa, detalhando etapas como tratamento, pesagem e comercialização. Entretanto, após iniciar as pesquisas, o grupo optou por explorar as histórias de vida das mulheres que desenvolvem essa atividade na região oeste do Paraná.
O estudante Charles Izaquiel comenta a ideia: “Fui percebendo que a reciclagem de resíduos sólidos é bem mais do que saber onde vai cada material. Por trás disso, existem pessoas com histórias bem mais comoventes. Histórias que, inclusive, facilitam o processo de conscientização da sociedade sobre a importância dessa atividade”, diz o jovem. Ele completa: “Nosso desafio é conscientizar as pessoas de que a profissão de catador de material reciclável é uma profissão reconhecida e que deve ser respeitada, assim como qualquer outra. Levantamos a bandeira de que coleta seletiva sem catador é lixo”.
O estudante falou também sobre a importância da atividade para a preservação ambiental. “Catadores, sociedade e poder público deve se unir e fazer sua parte para que, no futuro, não nos deparemos com situações ambientais que não possam ser revertidas. O meio ambiente está necessitando de atenção agora para depois não chegar a uma situação sem volta”.
O grupo de sete estudantes faz parte da produtora experimental Mexerica Filmes. Nós já estamos ansiosos para assistir ao documentário e você?
Foto: Reprodução/Estamira