Share This Article
Que escola é lugar de aprender Português, Matemática e História não é novidade para ninguém. Mas e se, muito além das disciplinas regulares, a instituição ensinasse crianças e adolescentes a lidar com as emoções? Essa é a promessa do projeto Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz, que vai, pouco a pouco, incluir a meditação no currículo de todas as escolas públicas do Espírito Santo.
É que o Ministério Público e a Secretaria de Educação do Estado assinaram Termo de Compromisso em que se comprometem a replicar a iniciativa, criada pelo programa MindEduca, em toda a sua rede de ensino. Como já noticiamos por aqui, os benefícios de incluir a meditação no dia a dia das escolas são vários! Entre eles, melhora na atenção e aprendizagem, diminuição do stress, aumento da inteligência emocional e conscientização de qualidades como a amorosidade e o desapego.
LEIA TAMBÉM:
5 razões para incluir a meditação no currículo das escolas
Em São Paulo e Santa Catarina, já há escolas participando desse movimento. No entanto, esta é a primeira vez que o governo de um Estado se mobiliza para incluir a meditação em toda a sua rede de ensino pública – e ainda envolve os professores no pacote. É que a primeira etapa do projeto será dedicada 100% aos educadores, que passarão a ter contato com a prática no dia a dia para melhorar seu desempenho profissional e pessoal – e, depois, transmitir a cultura da meditação para os alunos.
Foto: BeHereNowYoga108.com/Reprodução